Composição do Ar

O ar enquanto bem comum. Elemento que, tal como o sol, não pertencendo a ninguém, pertence a todos. O ar não conhece fronteiras, nem línguas, nem casas. Mas conhece-nos por dentro. Entra e sai dos nossos corpos a cada respiração. E nem imagina que é ele que nos mantém vivos. Neste processo criativo exploramos em conjunto a composição do ar e o facto de este ser um denominador comum e essencial a cada ser vivo da Terra. Para isso, levámos connosco alguns textos que nos orientaram o caminho.

Não admira que durante milénios o ar, que ninguém vê, fosse imaginado como um ser sobrenatural que penetrava no corpo dos homens e lhes concedia a vida. Um deus, portanto. Assim, foi considerado o ar como um deus muito temido, umas vezes protetor, quando se deixava aspirar em haustos reconfortantes, outras vezes terrível, quando bramia, soprava, assobiava, fazia estremecer as robustas árvores e as arrancava do solo, tombando-as. Um deus que merecia toda a veneração e respeito.”

— Rómulo de Carvalho, a Composição do Ar, 1981


Vamos falar.
Vamos escutar.
Vamos respirar.
E assim fizemos do verbo um passo tão importante de acção. E escutamos. O objectivo era esse mesmo. Identificar. Mapear e escutar as comunidades de Braga.
Às segundas feiras, ao longo de cinco meses, abrimos a porta à voz e à escuta. Encontramos pessoas com muito a acrescentar à cidade. Também fomos ao encontro. Nas lojas, nas casas, nos ateliers, nos lugares de cada um.
Escutamos. Conhecemos.
Depois deste período de auscultação o processo seguiu com a vontade de deixar cair, ou fazer cair, o "s" de "comunidades" através da criação de um objeto artístico que fosse um reflexo desse período de escuta. No fundo, que fosse  um reflexo da vida comum.
Um projecto de aproximação, de reflexão e provocação feita por pessoas que respiram e constroem o mesmo ar.

Site Composição do Ar

coordenação e criação ︎ Artur Carvalho, Nuno Preto e Rita Soeiro
dimensão plástica ︎ Miguel Januário com equipa da Composição
comunicação e site ︎Rita Soeiro
produtor ︎ o.fosco
para Braga27






︎ Lais Pereira





︎Rita Soeiro