︎︎
sara vieira marques

Cenógrafa e figurinista. Nasceu em Lisboa, onde frequentou o curso artístico especializado em Produção Artística – Realização Plástica do Espéctaculo na Escola Artística António Arroio, onde se aproximou de técnicas como a Cerâmica, a Ourivesaria, o Desenho, a Pintura e o Design Têxtil . É licenciada pela ESMAE (Porto) em Teatro, variante Produção e Design- ramo Cenografia, tendo colaborado, ainda em contexto de formação para teatro, com Nuno M. Cardoso, Manuela Bronze, Ricardo Preto e João Pedro Vaz. Cursou ainda Pintura e Escultura (Mosaico e Sgraffito) na Vilniaus Dailés Akademija (Escola de Belas Artes de Vilnius). Integrou a equipa de Produção do Alkantara Festival 2014 e do Espaço Alkantara, até maio de 2015. Foi também professora de ensino artístico para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.Trabalhou pontualmente com desenho de espaço cénico para o músico Bruno Pernadas no lançamento do seu album “How can we be joyful in a world full o knowledge?” e para o seu concerto no 45o aniversário do Teatro Maria Matos.#

Actualmente colabora criativamente em projectos como cenógrafa e figurinista freelancer para dança, teatro e performance, para além de estar neste momento a desenvolver a sua tese de Mestrado em Antropologia- Culturas Visuais da FCSH-NOVA (Lisboa). É cenógrafa do coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco, sendo responsável criativa e técnica pela cenografia da trilogia "Gentileza de um Gigante" e do sitespecific “Cortado por todos os lados, Aberto por todos os cantos”.

Mantém ainda uma regular e duradoura colaboração artística com o encenador e director artístico João Pedro Vaz, com o Teatro Oficina e com o CIAJG, em Guimarães.